segunda-feira, junho 2


“Era uma vez duas pequenas fadas que viviam num Bosque Encantado. Adriana era alegre. Ria-se por tudo e por nada, dançava de braços abertos ao som do canto dos pássaros, gostava da chuva e do vento. Tinha olhos azuis como o mar e duas tranças vermelhas que lhe chegavam ao rabo. Lucibel era doce. Gostava das flores, das estrelas, das pedras. Do aroma das tílias, das noites passadas na margem do lago a medir quartos de lua. Tinha os olhos em forma de amêndoa, castanhos e claros, e caracóis verde-alface. As duas eram as maiores amigas do mundo.

Um dia, a Rainha do Bosque chamou-as e disse-lhes:
- Têm de ir com urgência à cidade dos desejos esquecidos.
-Onde fica a cidade dos desejos esquecidos? É longe daqui? – perguntaram as fadas.
- Muito longe! Vão precisar de atravessar primeiro as montanhas, depois o deserto, por fim o mar. A cidade dos desejos esquecidos fica logo a seguir, na margem do rio.
-E vamos a pé? – perguntou Adriana.
-A pé?! – riu-se a Rainha do Bosque. – Mas que ideia mais tonta! Nunca mais lá chegavam... Vão a voar! Amanhã cedo, um casal de cisnes selvagens parte para sul e dá-vos boleia.

- E afinal o que vamos fazer a essa cidade?
- Vão fazer com que as crianças se lembrem.
- Se lembrem do quê? – perguntaram as fadas.
- Ora do quê! Dos seus desejos, é claro!
- Não me diga que elas nunca se lembram de pedir um desejo...
- Lembrar, até lembram... mas, na maior parte das vezes, desejam coisas sem importância.
- Que tipo de coisas? – perguntaram as fadas.

- Coisas que não fazem falta... Bolas, Barbies, consolas, Game Boys, carros telecomandados, pastilhas elásticas, a piscina da Polly, cadernetas de cromos, pistolas, telemóveis, iPods, ténis de marca, ficarem acordadas até muito tarde, irem jantar ao Mcdonald’s, verem telenovelas pirosas e eu sei lá que mais! A lista é enorme!
- E tu não achas normal as crianças terem esses desejos? – perguntou Adriana. – Se eu fosse criança, também desejava a piscina da Polly... E adorava ir ao McDonald’s!
- Que disparate, Adriana! – exclamou a Rainha do Bosque. – Tu nem sequer ias gostar do ketchup!... Bom, mas toda esta urgência é precisamente para que os meninos se lembrem de desejar outras coisas também. Coisas mais importantes...
- Que tipo de coisas? - perguntaram as fadas?

- PAZ, CORAGEM, PACIÊNCIA, AMOR, ALEGRIA... Isso é que são desejos a sério!
- Isso são desejos difíceis... – suspirou Adriana. – Não sei se eles vão conseguir!
- São facílimos! – disse a Rainha do Bosque. – E é por isso que têm de ir já! Para que todos se lembrem, o mais rapidamente possível, que é bom desejar coisas grandes e que os desejos são TODOS possíveis."

Inês de Barros Baptista, Pede um desejo

Nenhum comentário: