sábado, novembro 1

Quase poema



Ando pela casa,

inquietude nos pés,

à volta das coisas mudas,

como se o poema me pudesse ser dito.


O quê dizer e quando?

Em que lugar esconde-se

a ordem das palavras,

que me permita estar próxima de alguma poesia?


Nada interessa às buganvílias da varanda,

ou ao menino que brinca lá fora.

O dia é calmo

como todos os domingos em que choveu.


Assisto ao filme francês,

quieta.

Como se tudo fosse assim,

pacífico.

Fumo um cigarro,

mordo a maçã .

Com a naturalidade de quem não vive o paradoxo,

discretamente.

E sinto escapar-me dos dedos

a poesia do mundo.


Como encontrar o verso que diga

a falta que me atravessa,

o impacto do silêncio?

As palavras são tantas

e são nenhuma.

O poema não é meu,

nem teu,

nem de ninguém.


Ando à procura dele

como quem procura um bálsamo.

Entardece o longo dia de verão

e não estás onde disseste que estarias.


Por um momento,

em gestos lentos,

acaricio o sonho,

os lábios no beijo mais longo que o dia.

Mas não, não sou de sonhos,

ou crenças,

não vivo de sombras.

Talvez mesmo não seja de poemas,

este encontro aleatório de palavras

com nexo obscuro.


Assim, levanto-me

e me preparo para ir comprar cigarros.


Dentro de mim

um cello murmura

certa música distante.


Silvia Chueire

Nenhum comentário: